APROPUCC realiza debate sobre “Direitos Humanos: Crise e Perspectiva”

Na semana que vem, celebramos o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Para registrar a importante conquista da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no dia 09/12 (quinta-feira), às 18h30, vamos realizar o debate online e ao vivo sobre “Direitos Humanos: crise e perspectivas”.

O evento conta com a participação da advogada e membro da Comissão Estadual de Direitos Humanos da OAB São Paulo, Virgínia Barros, do advogado e professor da PUC-Campinas, Pedro Pulzatto Peruzzo, e do advogado e Conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Paulo Mariante.

Esse encontro pretende debater os retrocessos civis, políticos, sociais, ambientais etc., que afrontam o Estado Democrático e de Direitos, bem como, somar forças para lutar contra essa conjuntura nacional adversa que privilegia apenas alguns indivíduos.

Esse debate está sendo organizado pela APROPUCC (Associação dos Professores da PUC-Campinas), CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho) e SINPRO (Sindicato dos Professores) de Campinas e Região e será transmitido ao vivo pelas redes sociais das entidades.

Professor(a), reserve já essa data na sua agenda!

DEBATEDORES

Virgínia Barros

É advogada, graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Foi presidente da UNE (União Nacional Estudantes) na gestão 2013-2015 e professora de Direito Constitucional. É membro da Comissão Estadual de Direitos Humanos da OAB São Paulo.

Pedro Pulzatto Peruzzo

É advogado popular, palestrante e doutor em Direito pela USP e docente do Mestrado em Direito da PUC-Campinas, onde coordena a linha de pesquisa sobre “Cooperação Internacional e Direitos Humanos” e o grupo de pesquisa CNPq “Saúde, Direitos Humanos e Vulnerabilidades”.

Atualmente é advogado voluntário do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), exercendo representação da entidade junto à Comissão Permanente de Monitoramento e Ações na Implementação das Obrigações Internacionais em Matéria de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2021), junto à Relatoria das Nações Unidas para o tema da hanseníase e numa ação civil pública de âmbito nacional que tramita na Justiça Federal para a reparação dos filhos separados de pais com hanseníase no século XX.

Paulo Tavares Mariante

É advogado popular, graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, militante do Identidade (Grupo de Luta Pela Diversidade Sexual de Campinas), Secretário de Direitos Humanos da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos), militante da Marcha da Maconha de Campinas e da Articulação Nacional de Marchas da Maconha, Coordenador Geral do Fórum Municipal de Defesa dos Direitos Humanos de Campinas e Conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Artigos relacionados

Notícias

A educação na Constituição mais democrática do país

Elaborada por parlamentares eleitos democraticamente e contando com a participação de entidades do movimento popular, a Constituição de 1988 foi a mais democrática da história brasileira e a mais detalhista

Notícias

Mês do professor terá oficina de cinema

Em homenagem ao Dia do/a Professor/a, o Sinpro Campinas organizou várias atividades neste mês. Entre elas, a palestra “O Cinema como Agente de Transformação”, com os palestrantes Gustavo Ricciardi F. Aguiar,

Notícias

Uma associação com história e muitas lutas

Pra gente relembrar a história do surgimento da APROPUCC é preciso retornar ao ano de 1977, no dia 28 de outubro, quando 20 professores se reuniram e criaram a Comissão

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!