APROPUCC integra comitiva de recepção à ministra da Ciência e Tecnologia

O diretor da APROPUCC, Vitor Barletta Machado, participou no fim de março (30/03), de uma recepção à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a qual contou também com a presença da reitoria da Unicamp, parlamentares da região, do reitor e pesquisadores da PUC Campinas, sindicalistas, entre outros convidados.

Vitor_Machado_ministra_ciencia_tecnologia

Professor Vítor Machado participa de encontro com a ministra Luciana Santos

Depois de um longo período de negacionismo da ciência, patrocinado pelo governo reacionário passado, que cortou verbas dos institutos de pesquisa e aprofundou o sucateamento das universidades públicas, finalmente o Brasil voltou a investir em políticas de ciência e tecnologia e de inovação do país.

Tudo com objetivo de melhorar as condições de vida da população e impedir a “fuga de cérebros” para outros países, como tem ocorrido.

Na visita, a ministra aproveitou para informar que o ministério tem como objetivo estratégico investir em projetos ligados à nanotecnologia, biotecnologia, transição energética, mudança climática e ao complexo industrial de saúde.

Em entrevista à imprensa local, disse que “em cada investimento que realizamos em pesquisa e desenvolvimento, ampliamos o acesso da população aos benefícios da ciência e tecnologia; melhoramos a qualidade de vida dos brasileiros, transformamos conhecimento em riqueza e promovemos o crescimento do país, criando oportunidade de emprego e renda”.

Campinas: polo de tecnologia e produção científica

O professor Machado informou que a ministra demonstrou interesse em fomentar projetos de pesquisa em Campinas e acredita que há possibilidade dessas oportunidades chegarem à PUC-Campinas.

“A visita da ministra abre possibilidades de fomento tanto para as universidades públicas quanto para as particulares. Será necessário investir em aumentar o número de professores com carga horária dedicada também à pesquisa”, explicou o dirigente.

Ele acredita que “esse é o momento das universidades aproveitarem essa possibilidade fantástica que está chegando com a reformulação do setor de pesquisa”.

Por conta dos inúmeros institutos de pesquisa, parques tecnológicos de ponta, incubadoras e universidades, Campinas se consolidou como um dos maiores centros de tecnologia do mundo e um dos melhores e mais reconhecidos polos acadêmicos do Brasil e de toda a América Latina.

Artigos relacionados

Notícias 0 comentários

Escola Sem Partido prega perseguição a professores nas redes sociais

Foi destaque ontem (1°) no site Diário do Centro do Mundo uma postagem da página do movimento Escola Sem Partido no Facebook instruindo pais e responsáveis a “acompanhar as postagens dos professores”

Notícias

Cartilha: Liberdade de Cátedra, de Ensino e de Pensamento

Baixe a Cartilha de Orientações aos Docentes sobre a Liberdade de Cátedra, de Ensino e de Pensamento elaborada pelo Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos.  

Notícias 0 comentários

Sinpro oferece capacitação em “Danças Circulares Sagradas”

O Sinpro Campinas está com inscrições abertas para as aulas de “Danças Circulares”, que acontecerão todas as terças feiras, das 19 às 21 horas. O trabalho será realizado por Mairany

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!