Rabeca Cultural convida para a videoconferência sobre as dimensões simbólicas e poéticas da arquitetura de Minas

A Rabeca Cultural convida para a conferência online do projeto “Revisitando o Brasil, Viagens Contextualizadas” com o tema “Chão de ferro, ouro de Minas, horizontes do sertão: As dimensões simbólicas e poéticas da arquitetura no seu lugar”. Esse encontro será conduzido pelo Prof. Dr. Luis Antonio Jorge (USP), na segunda-feira (31/08), das 19h30 às 21h, pela plataforma virtual do Zoom.

A proposta é fazer uma viagem por Belo Horizonte, cidades históricas do ciclo do ouro e o sertão de Minas Gerais, guiada pelos retratos poéticos realizados por artistas de artes plásticas, fotografia, literatura, música e arquitetura do chamado período moderno, quando o Brasil se urbaniza.

Belo Horizonte: O marulho do Arrudas, o barulho dos bondes subindo Bahia: Pedro Nava, Paulo Mendes Campos, Oscar Niemeyer e Milton Nascimento. Itabira e Ouro Preto: Chão de ferro, ouro de Minas: Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Lucia Machado de Almeida, Manuel Bandeira, Aleijadinho, Guignard, Portinari. Horizontes do sertão: as dimensões simbólicas e poéticas da arquitetura. A procura do Brasil profundo. Paisagem, território e costumes. Euclides da Cunha e Guimarães Rosa, Maureen Bisilliat e Luis Antonio Jorge.

A curadoria desse encontro virtual que acontece na plataforma do Zoom é do Prof. Dr. Pedro Rocha Lemos.

Luis Antonio Jorge

É arquiteto urbanista (PUC-Campinas, 1985), mestre (1993), doutor (1999) e livre-docente (2016) em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, onde é professor do Departamento de Projeto e da Área “Projeto, Espaço e Cultura” do Programa de Pós-Graduação.

Responsável pela organização dos seminários internacionais “Espaços Narrados”, atual Presidente da Comissão de Graduação da FAU-USP, foi professor-convidado da Universidad Autónoma Metropolitana do México, da Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha), da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), da Yokohama Graduate School of Architecture (Japão) e do Politécnico di Milano (Itália) e da Princeton University (EUA).

Autor do livro “O Desenho da Janela”, recebeu 8 prêmios profissionais por seus ensaios, livro e projetos de arquitetura e urbanismo nas áreas de patrimônio histórico urbano, paisagem cultural e patrimônio imaterial brasileiro e habitação de interesse social.

Mais informações

O investimento é de R$ 30. As inscrições e informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (19) 997206186 com Kha Machado.

Parcerias

Assuma Sustentabilidade, CCLA Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, PPGCR Programa de Pós Graduação de Ciência de Religião PUC Campinas.

Apoios

Apropucc (Associação dos Professores da PUC-Campinas), Sinpro Campinas (Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino de Campinas) e site campinas.com.br.

rabeca cultural 31_08_2020

Fonte: Facebook Rabeca Cultura

Artigos relacionados

Notícias

Educação Superior: Pauta patronal propõe corte de direitos

Na semana passada, dia 30, aconteceu a segunda rodada de negociação da Campanha Salarial dos professores e auxiliares do Ensino Superior de São Paulo. A comissão dos sindicatos integrantes da

Notícias

Sinpro faz ações contra demissões irregulares de professores do Colégio Piracicabano e da Unimep

O Sinpro Campinas e região reuniu-se ontem, dia 10, com os professores do Colégio Piracicabano e da Unimep para tratar sobre as demissões dos docentes e as irregularidades cometidas pela

Notícias

Sinpro Campinas alerta para estado de greve no Ensino Superior

Negociações com mantenedoras foram suspensas após insistência dos patrões em retirar direitos. Professores devem se preparar para mobilização.   Caros professores do Ensino Superior, O Sindicato dos Professores de Campinas

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!