Ato Político, Cultural e Pedagógico marca o mês dos professores
Em comemoração ao mês dos professores vamos realizar neste sábado (23/10), das 18 às 20h, um Ato Político, Cultural e Pedagógico com apresentação cultural, palestra e roda de conversa, transmitidas pelo YouTube e Facebook do Sinpro Campinas e Região.
Esse evento é gratuito e está sendo organizado pela APROPUCC e Sinpro Campinas e Região em parceria com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES).
PROGRAMAÇÃO – 23/10 (sábado)
- 18h: Abertura com Apresentação do vídeo do Coral Paulo Cosiuc do Sinpro Campinas e Região.
- 18h20: Palestra sobre “A Valorização Docente: A Liberdade de Ensinar e Aprender”, com a exposição da Profa. Dra. Helena de Freitas e a debatedora Profa. Paola Guidi M. de Oliveira.
- 19h20: Roda de Conversa sobre “Experiências Pedagógicas Inovadoras”, com apresentações de vídeos.
Valorização docente no centro da discussão
A partir das 18h20, acontece a palestra sobre “A Valorização Docente: A Liberdade de Ensinar e Aprender”, com exposição da Profa. Dra. Helena de Freitas e debate da Profa. Paola Guidi M. de Oliveira.
Helena de Freitas é doutora em Educação pela Unicamp, tem pós-doutorado pela USP e integra a direção da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope).
Paola Guidi M. de Oliveira é professora de Robótica e Biologia da Rede SESI-SP. É pesquisadora na área de currículos e histórias de vida de professores pelo Grupo de Estudos sobre Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (GePraNa).
Roda de Conversa
Para finalizar as comemorações, das 19h20 às 20h, os professores Arnaldo Lemos Filho, Karina Mayara Leite Vieira, Fabricia Martins Gomes, João Lopes e Marilis Bassini, que desenvolvem projetos pedagógicos inovadores, vão participar de uma Roda de Conversa sobre “Experiências Pedagógicas Inovadoras”.
O professor de Sociologia da PUC-Campinas e vice-presidente da APROPUCC, Arnaldo Lemos Filho, apresentará o projeto “Cinema na Sala de Aula”.
A professora de Língua Portuguesa, Karina Mayara Leite Vieira, apresentará o projeto #BrotanoPostinho, que em parceria com a Unidade Básica de Saúde da região busca reforçar a importância da vacinação no enfrentamento do Coronavírus. Karina leciona na Escola EMEF Maria Pavanati Favaro (7 anos e EJA), da Rede Municipal de Campinas.
A professora de Língua Portuguesa, Fabricia Martins Gomes, que além de professora é poeta, organizou o Tapiosia, um sarau que envolveu toda a comunidade escolar. Fabricia leciona na EMEF/EJA Oziel Alves Pereira, da Rede Municipal de Campinas. E também é pesquisadora do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed) da Faculdade de Educação da Unicamp.
O professor João Lopes, destacará na sua apresentação a importância da música no desenvolvimento dos estudantes. Lopes dá aulas de Artes Musicais na Escola Comunitária.
A professora de História, Marilis Bassini, apresentará o projeto “Games, Gamificação e Metodologias Ativas: um Passo para a Educação Disruptiva”. Marilis dá aulas nas cidades de Americana, Santa Barbara e Piracicaba.
Esse encontro organizado pela APROPUCC e Sinpro em parceria com o CES busca oferecer um espaço, ainda que virtual, de troca de saberes, descobertas e vivências coletivas aos professores e professoras. Participe e convide seus colegas docentes!
Artigos relacionados
15 de Outubro: Feliz Dia do Professor e da Professora
A Apropucc chega hoje aos seus 40 anos de fundação, ainda mais forte e combativa! Superamos diversos desafios como cenários econômicos e políticos instáveis, que resultaram em ataques à Democracia
Ciclo de Debate: O momento político atual e os desafios da classe trabalhadora
Nesta sexta-feira (10), das 8h30 às 18h, acontece o Ciclo de Debates “O momento político atual e os desafios da classe trabalhadora”. O evento tem como objetivo auxiliar na compreensão
Proposta da nova Previdência ainda tem vários pontos críticos, analisa Clemente Ganz Lúcio
O projeto de reforma da Previdência avançou na Câmara dos Deputados, depois de receber reação contrária de parte da sociedade, em especial dos movimentos sindical e social, que repudiam as
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!