Sinpro faz ações contra demissões irregulares de professores do Colégio Piracicabano e da Unimep

O Sinpro Campinas e região reuniu-se ontem, dia 10, com os professores do Colégio Piracicabano e da Unimep para tratar sobre as demissões dos docentes e as irregularidades cometidas pela Rede Metodista. Representaram o Sindicato o presidente, Carlos Virgilio Borges, a secretária geral, Conceição Fornasari, e o advogado, Marcel Serpellone.

Os docentes presentes foram informados das ações que o Sindicato está tomando perante às demissões irregulares e o não pagamento do salário e do décimo terceiro.  No dia 21 de dezembro, o Sinpro protocolou uma denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho. Em resposta, o MPT afirmou que a Rede Metodista não havia informado sobre as demissões e requisitou ao Sindicato uma lista de todos os docentes demitidos, para que possa encaminhar a denúncia.

Os professores que ainda não entraram em contato com o Sinpro para informar da sua demissão devem encaminhar um e-mail para o sinprocampinas@sinprocampinas.org.br com as seguintes informações: nome completo, idade, CPF e data de admissão e de demissão até amanhã, dia 12, para que a lista seja encaminhada ao Ministério Público do Trabalho na próxima segunda-feira, dia 15. O Sindicato também protocolou junto à Universidade e ao Colégio, na tarde desta quinta-feira, 11, uma notificação pedindo os nomes dos docentes demitidos.

É importante lembrar que a Rede Metodista descumpriu o acordo que havia feito com o Sinpro, de encaminhar a lista com os professores demitidos até o dia 28 de dezembro de 2017.

Além do encaminhamento da denúncia, o Sindicato está realizando outras ações para que a Rede Metodista cumpra suas obrigações legais e regularize a situação trabalhista dos docentes.

Foi protocolada, ainda, na manhã desta quinta-feira, 11, uma notificação para o Colégio Piracicabano solicitando o pagamento das verbas rescisórias, os depósitos da multa do FGTS e as demais obrigações trabalhistas. O prazo para resposta da instituição é de 24 horas, caso não haja manifestação do Colégio, o Sinpro informará aos docentes a possibilidade de ingressar com ações individuais.

Quanto à Unimep, o Sindicato ingressará com uma ação coletiva na Justiça do Trabalho para reintegrar os professores, cujas demissões não seguiram o Estatuto e Regimento da Universidade.

Amanhã, dia 12, às 10h00, o Sinpro e a Adunimep participarão de uma audiência na Unimep, no Campus Taquaral, com representantes do Instituto Educacional Piracicabano.

Histórico

Não é a primeira vez que a Rede Metodista descumpre o Estatuto e Regimento da Unimep e demite arbitrariamente. Em dezembro de 2006, foram demitidos 148 professores da Universidade, sem justa causa e sem consulta aos Conselhos de Faculdade, como prevê o Estatuto. Graças a uma ação coletiva do Sinpro Campinas os docentes foram reintegrados duas semanas após a demissão.

Fonte: Sinpro Campinas e Região

Artigos relacionados

Notícias

Professor, Professora, você não está sozinho(a)!

Estamos cientes das pressões, coerções e intimidações que os professores e professoras têm sofrido nos últimos dias relacionadas ao movimento “escola sem partido”, que visa coibir a liberdade de cátedra

Notícias

Previsão Orçamentária e pauta da Campanha Salarial 2018 são aprovadas

Foi aprovada no último sábado, dia 25, a proposta de Previsão Orçamentária do Sinpro Campinas e Região para o exercício de 2018, apresentada pelo diretor tesoureiro, Herick Martin Velloso, o

Notícias

10ª Bienal da UNE será em Fortaleza

A prévia da programação da 10ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontece de 29/01 a 1/02, em Fortaleza (CE), faz jus ao tema do evento, ”Feira da

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!