Encontro Vozes busca refletir participação de mulheres na Filosofia

O Encontro Vozes adota como tema “As Mulheres na Filosofia”, durante os dias 20 a 22 de março, nos auditórios I e II do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia e trata-se da segunda edição, que foi realizado pela primeira vez em julho de 2017 pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A área de filosofia no Brasil é marcada por um desiquilíbrio de gênero gritante: 73% do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação é composto por homens e apenas 21% por mulheres. No corpo discente, a baixa presença de mulheres é motivo de grande preocupação: 73% são homens e 27% são mulheres. O II Encontro Vozes: As Mulheres na Filosofia reunirá docentes, pesquisadoras e pesquisadores vinculados a diversas universidades brasileiras empenhados em refletir sobre essa questão a partir de diversos pontos de vista. Pretende-se pensar sobre as barreiras institucionais, simbólicas e materiais que se impõem às mulheres na área de filosofia; sobre a experiência docente e discente, bem como tematizar o silenciamento das mulheres e o seu apagamento da história da filosofia.

A programação completa e outras informações estão disponíveis na página do evento.

II Encontro Vozes: As Mulheres na Filosofia

Artigos relacionados

Notícias

Centrais pedem que TST suspenda sessão que vai rever regras trabalhistas

FAs centrais sindicais emitiram nota conjunta sexta-feira (2) pedindo a suspensão da audiência marcada para 6 de fevereiro, na qual o Tribunal Superior do Trabalho (TST) pretende analisar a alteração

Notícias

Aula Pública: O papel da Juventude na Conjuntura Atual

No Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu como tema a “Participação Cidadã da Juventude” (tradução livre de “Youth Civic Engagement”).

Notícias

Assédio Moral: evento debateu práticas abusivas nas relações de trabalho

Nesta quarta (25), o auditório do Centro de Convenções se encheu com servidores, docentes e gestores durante o Fórum “Refletir”, organizado pela CGU (Coordenadoria Geral da Universidade) e com a

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!