Encontro Vozes busca refletir participação de mulheres na Filosofia

O Encontro Vozes adota como tema “As Mulheres na Filosofia”, durante os dias 20 a 22 de março, nos auditórios I e II do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia e trata-se da segunda edição, que foi realizado pela primeira vez em julho de 2017 pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A área de filosofia no Brasil é marcada por um desiquilíbrio de gênero gritante: 73% do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação é composto por homens e apenas 21% por mulheres. No corpo discente, a baixa presença de mulheres é motivo de grande preocupação: 73% são homens e 27% são mulheres. O II Encontro Vozes: As Mulheres na Filosofia reunirá docentes, pesquisadoras e pesquisadores vinculados a diversas universidades brasileiras empenhados em refletir sobre essa questão a partir de diversos pontos de vista. Pretende-se pensar sobre as barreiras institucionais, simbólicas e materiais que se impõem às mulheres na área de filosofia; sobre a experiência docente e discente, bem como tematizar o silenciamento das mulheres e o seu apagamento da história da filosofia.

A programação completa e outras informações estão disponíveis na página do evento.

II Encontro Vozes: As Mulheres na Filosofia

Artigos relacionados

Notícias 0 comentários

Por uma escola democrática: Ato em Campinas repudia tentativa de amordaçar o magistério

A coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Contee, Maria Clotilde Lemos Petta, e a secretária-geral do Sinpro Campinas, Conceição Aparecida Fornasari, representaram a Confederação e o sindicato ontem (31)

Notícias

Cineclube Outubro: JANGO – Como, Quando e Porque se depõe um presidente?

Esse ano comemoramos 100 anos do nascimento de João Goulart, conhecido como Jango, um dos presidentes brasileiros que mais trabalhou em favor dos interesses do povo, deposto pelo golpe militar de

Notícias

Apropucc apresentará palestra sobre Reforma da Previdência na 47ª Semana de Psicologia da PUC-Campinas

Nesta segunda-feira (18) será aberta a 47ª Semana de Estudos da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas. Para aprofundar o debate sobre o impacto da Reforma Previdenciária no desenvolvimento de uma

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!