Rabeca Cultural recebe o professor, escritor e psicólogo Luiz Contro para bate-papo on-line

WhatsApp Image 2020-07-01 at 08.22.06

Nesta sexta-feira (03/07), às 19h, a Rabeca Cultural recebe para uma entrevista e bate papo online o professor, escritor e psicólogo Luiz Contro. O encontro terá como temática seu recém lançado livro “Nós e nossos personagens – histórias terapêuticas”, um livro “para todos” e não exclusivo à pessoas da psicologia. A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita pelo celular (WhatsApp) (19) 99720-6186,  até às 18h do dia 03/06.

O entrevistador Pedro Mascarenhas provocará o autor com perguntas como: Quais são os personagens que nos habitam? Qual a importância de termos consciência da existência deles? Como a psicologia, ao alimentar-se da arte e da filosofia, pode iluminar nossos caminhos? O objetivo é levar os presentes a reflexões que enriqueçam o debate sobre o assunto.

Luiz Contro une com maestria psicologia e literatura, num raro casamento entre as duas áreas. Envolvente e didático apresenta o largo espectro das facetas humanas partindo dos pensamentos de F. Nietzsche e Fernando Pessoa em uma série de histórias terapêuticas, fruto de sua longa experiência como profissional da clínica e da educação.

Destaca a ideia de que todos temos personagens que nos habitam e que é importante conhecê-los: “Conhecer nossos personagens é uma forma de sabermos mais sobre nós mesmos e nos percebermos nas diferentes cenas das quais participamos. Essa maior consciência é fundamental para que possamos transformar o que nos causa algum tipo de desequilíbrio.”

Acredita que a partir das descrições de vivências e reflexões sobre os casos dos protagonistas retratados no livro, pode ofertar a oportunidade de se mergulhar em histórias significativas em diversos sentidos.

Luiz Contro é psicólogo, psicodramatista e doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp. Atua como professor, psicoterapeuta e coordenador de grupos em instituições. Como escritor, tem outros três  livros publicados, outros quatros em co-autoria e artigos publicados em revistas científicas.

O entrevistador Pedro Mascarenhas é seu amigo de passeios pelos sertões, psicodramatista e psicanalista, que adora os personagens criados coletivamente nos trabalhos clínicos que ambos realizam pelo Brasil afora.

O encontro é gratuito, com duração de 1h30 pelo aplicativo Zoom. Mais informações e inscrições pelo WhatsApp (19) 99720-6186, até 18h do dia 03/06 com Kha Machado.

Esse bate papo online conta com o apoio da Apropucc.

Lançamento do livro “Nós e nossos personagens – histórias terapêuticas”

  • Autor: Luiz Contro
  • Editora Ágora
  • 136 pp
  • R$ 51,00

 

Fonte: com informações da Rabeca Cultural

Artigos relacionados

Notícias

Gás de cozinha e combustíveis aumentaram três vezes mais do que a inflação

Desde o golpe que derrubou a presidenta Dilma Rousseff, eleita democraticamente com mais de 54 milhões de votos, em maio de 2016, o governo golpista e ilegítimo de Michel Temer

Notícias

Especial Mulher: cartilha “A Origem Socialista do Dia da Mulher”

No ano passado o NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação) lançou a oitava edição da cartilha “A Origem Socialista do Dia da Mulher”, para marcar o Dia Internacional da Mulher. Mesmo

Notícias

18/5 | “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes!”

Hoje, 18 de maio, é Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nossa luta vai além da defesa da educação e da valorização do

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!