AULA MAGNA | Madalena Guasco fala sobre os elementos contemporâneos que compõe a Pedagogia das Competências.

No dia 30/03, a Apropucc promoveu a Aula Magna ministrada pela professora Dra. Madalena Guasco, Secretária Geral da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) sobre “Pedagogia das Competências: Uma Abordagem da Crítica”.

Na ocasião a professora explicou que os gestores apostam nessa metodologia [da pedagogia das competências] como um elemento da reestruturação curricular. Segundo eles, devemos partir do ponto de que a prática levará à teoria mesmo sabendo que não é o professor que elabora essas competências, porque ela vem das Faculdades em substituto aos objetivos dos conteúdos.

A professora Madalena apresentou uma das ideias referenciais desse conceito que é o conhecimento empregado como resolução de problemas cotidianos.

“… não é de estranhar que outra ideia muito difundida pelas pedagogias contemporâneas seja a de que o cotidiano do aluno deve ser a referência central para as atividades escolares. Sendo considerados conteúdos significativos e relevantes para o aluno aqueles que tenham alguma utilidade prática em seu cotidiano. Soma-se a esse utilitarismo o princípio epistemológico pragmatista de que o conhecimento tem valor quando pode ser empregado para a resolução de problemas da prática cotidiana.”, aponta um dos slides transmitidos pela professora à plateia do Zoom Meeting, formada em sua maioria por professores do ensino superior.

Os professores temem que essa medida possa gerar uma fragmentação ainda maior do conhecimento porque os conceitos devem corresponder à metodologia utilizada pelo professor, ou seja, o modo como se ensina está sendo desenvolvido a partir dos conceitos que se tem em termos de situação e modelo de aprendizagem, o chamado aprender a aprender. Além disso, a forma como o professor avalia essas competências está baseada naquilo que se quer do aluno e não no conhecimento oferecido.

A professora Madalena fez um mergulho profundo nos fundamentos desse modelo pedagógico e nos impactos gerados em termos de qualidade para a Educação.

Assista a Aula Magna completa no link 👇🏾:

O encontro promovido pela Apropucc contou com a parceria do CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho) e apoio do Sinpro Campinas e Região.

Para melhor compreensão da Aula Magna, a professora cedeu, gentilmente, o material de apoio que utilizou durante a apresentação. Baixe os slides “Pedagogia das Competências: Elementos para uma Análise Crítica” para acompanhar a apresentação.

Artigos relacionados

Notícias

Aluno gravando aula? Professor não deve autorizar!

Além dos canais de apoio criados pela Fepesp e seus sindicatos integrantes para assistência a quem sentir-se atingido por restrições, pressão da comunidade escolar ou tentativas de sanção administrativa quanto

Notícias

TV Fepesp: Reforma do Ensino Médio deve ser rejeitada

A TV Fepesp traz ao estúdio Cesar Callegari, presidente da comissão de elaboração da Base Nacional Comum Curricular, membro do Conselho Nacional da Educação do MEC. Callegari é categórico sobre

Notícias

“Mostra Luta!” completa 10 anos

“Mostra Luta!” completa 10 anos e vai oferecer uma programação gratuita e diversificada, que inclui teatro, música, exposições, rodas de conversa, exibição de filmes, entre outras atividades, em diversos espaços culturais de Campinas, entre

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!