AULA MAGNA | Madalena Guasco fala sobre os elementos contemporâneos que compõe a Pedagogia das Competências.

No dia 30/03, a Apropucc promoveu a Aula Magna ministrada pela professora Dra. Madalena Guasco, Secretária Geral da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) sobre “Pedagogia das Competências: Uma Abordagem da Crítica”.

Na ocasião a professora explicou que os gestores apostam nessa metodologia [da pedagogia das competências] como um elemento da reestruturação curricular. Segundo eles, devemos partir do ponto de que a prática levará à teoria mesmo sabendo que não é o professor que elabora essas competências, porque ela vem das Faculdades em substituto aos objetivos dos conteúdos.

A professora Madalena apresentou uma das ideias referenciais desse conceito que é o conhecimento empregado como resolução de problemas cotidianos.

“… não é de estranhar que outra ideia muito difundida pelas pedagogias contemporâneas seja a de que o cotidiano do aluno deve ser a referência central para as atividades escolares. Sendo considerados conteúdos significativos e relevantes para o aluno aqueles que tenham alguma utilidade prática em seu cotidiano. Soma-se a esse utilitarismo o princípio epistemológico pragmatista de que o conhecimento tem valor quando pode ser empregado para a resolução de problemas da prática cotidiana.”, aponta um dos slides transmitidos pela professora à plateia do Zoom Meeting, formada em sua maioria por professores do ensino superior.

Os professores temem que essa medida possa gerar uma fragmentação ainda maior do conhecimento porque os conceitos devem corresponder à metodologia utilizada pelo professor, ou seja, o modo como se ensina está sendo desenvolvido a partir dos conceitos que se tem em termos de situação e modelo de aprendizagem, o chamado aprender a aprender. Além disso, a forma como o professor avalia essas competências está baseada naquilo que se quer do aluno e não no conhecimento oferecido.

A professora Madalena fez um mergulho profundo nos fundamentos desse modelo pedagógico e nos impactos gerados em termos de qualidade para a Educação.

Assista a Aula Magna completa no link 👇🏾:

O encontro promovido pela Apropucc contou com a parceria do CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho) e apoio do Sinpro Campinas e Região.

Para melhor compreensão da Aula Magna, a professora cedeu, gentilmente, o material de apoio que utilizou durante a apresentação. Baixe os slides “Pedagogia das Competências: Elementos para uma Análise Crítica” para acompanhar a apresentação.

Artigos relacionados

Notícias

Apropucc discute em audiência a implantação do catálogo de disciplinas

A Apropucc esteve reunida com a Pró-Reitoria de Graduação, em 26 de outubro passado, para solicitar informações e discutir a implantação do catálogo de disciplinas na universidade. A justificativa para

Notícias

Professores da PUC e do PIO XII começarão a receber processo de diferença de pagamento do aviso prévio

Os 70 docentes que foram demitidos da PUC-Campinas e PIO XII, no período de dezembro de 2011 a dezembro de 2012, começarão a receber o pagamento do processo coletivo feito

Notícias

Sinpro Campinas prepara diversas atividades para o mês do professor

O Sinpro Campinas e Região está preparando uma série de atividades para comemorar o Mês do Professor. No dia 16 de outubro faremos uma panfletagem no Largo do Rosário para

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!