Carreira Docente: Sinpro ganha novo processo contra PUC-Campinas

Carreira Docente: Sinpro ganha novo processo contra PUC-Campinas

Em uma nova vitória contra a PUC-Campinas, o Sinpro Campinas e Região garantiu que todos os professores que aderiram à nova carreira docente em 2006, recebam o pagamento das diferenças da hora-pesquisa, reduzidas em 40% , a partir da adesão ao regime de dedicação.

A ação coletiva foi impetrada pelo Sindicato em 2010, pleiteando a nulidade do rebaixamento do valor da hora-pesquisa em relação à hora-aula, ilegalidade esta trazida com a nova carreira docente.

“A PUC estabeleceu que as horas-pesquisa, antes chamadas horas-dedicação, valeriam 60% do valor referência da hora-aula. Então, quem migrou para esse novo plano, teve redução do valor do trabalho, já que antes, as horas dedicação valiam 100% do valor da hora-aula”, explicou Marilda Ribeiro Lemos, diretora do Departamento Jurídico do Sinpro Campinas.

A ação coletiva inicialmente foi negada pelo Poder Judiciário, pois os direitos envolvidos seriam individuais heterogêneos, só podendo ser “cobrados” individualmente. O Sinpro recorreu ao TRT, mas a decisão foi mantida.

Em nova tentativa o Sindicato recorreu ao TST, em Brasília, dessa vez com um Agravo de Instrumento. Acolhido pelo TST o agravo, o Tribunal reconheceu a legitimidade plena do Sinpro Campinas para questionar as alterações lesivas do plano de carreira da PUC-Campinas.

Com a decisão, o processo retornou para a primeira instância e o mérito da causa foi julgado. O Poder Judiciário reconheceu que as alterações impostas pelo novo plano de carreira docente, especificamente no caso do rebaixamento do valor da hora pesquisa, caracterizaram alteração contratual ilícita, violando o artigo 468 da CLT.
Também com relação aos professores novos houve decisão favorável, reconhecendo o descumprimento da cláusula “Salário do Professor Ingressante” da Convenção Coletiva de Trabalho.

Como a decisão é de primeira instância, a PUC-Campinas ainda pode recorrer da sentença.

Fonte: Sinpro Campinas e Região

Artigos relacionados

Notícias

Anamatra e entidades manifestam-se contra discursos de ódio e corrupção endêmica e pela preservação do sistema de Justiça do Trabalho

Em nota, Anamatra, Conselho Federal da OAB, CNBB, ANPT, Sinait, Abrat e Fenaj postulam a pacificação e a concórdia durante o pleito eleitoral que se aproxima e após o seu desfecho

Notícias

Reforma da Previdência ‘subiu no telhado’, diz Paim

CPI da Previdência deve apresentar na semana que vem relatório que mais uma vez contesta o alegado déficit no sistema. Segundo o senador, são os bancos que pressionam pela reforma

Notícias

UNE convoca novamente os estudantes a se mobilizarem

O último dia 15 de Maio representou para a história do Brasil um marco na defesa da nossa educação. As universidades, institutos federais, escolas, públicas e privadas, paralisaram suas atividades,

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!