Professor que tem tempo de contribuição ou idade para se aposentar podem procurar o Sinpro Campinas
O Departamento de Previdência do Sinpro Campinas e Região conseguiu desembaraçar os processos de 20 pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição e por idade, que estavam parados no INSS desde abril deste ano. Cerca de 90% destes benefícios foram concedidos pela regra 85/95 (no caso das professoras e professores da Educação Básica, 80/90), a maioria com 100% da média dos salários de contribuição.
O Sinpro tem orientado professoras e professores sindicalizados que já completaram o tempo de contribuição, 25 anos para mulher e 30 anos para homens, que lecionaram exclusivamente na Educação Básica, ou 30 anos para mulheres e 35 para homens, que lecionaram na Educação Superior, ou que já atingiram a idade de 60 anos mulheres e 65 anos homens, para que agendem um horário para contagem para aposentadoria.
“Às vezes a professora ou o professor tiveram tempo de trabalho no Estado, ou outro órgão público e precisam de certidões de tempo de contribuição destes vínculos. Esse processo costuma demorar meses, por isso recomendamos que comece a providenciar a documentação com um ano de antecedência, do prazo que pretende ingressar com o pedido de aposentadoria”, recomenda Valdemir Carlos Gori, diretor de Previdência.
Mudanças na aposentadoria
As notícias desencontradas sobre possíveis alterações nas regras da aposentadoria e da idade mínima, anunciadas pelo Governo Temer, têm deixado os trabalhadores apreensivos, principalmente pelo risco de perderem o direito que está a poucos meses de ser conquistado.
A orientação do Departamento de Previdência do Sinpro Campinas é para que os professores sindicalizados que têm mais de 50 anos, no caso de mulheres, ou de 55 anos, no caso de homens, ou que têm 25 anos de contribuição, mulheres e 30 anos de contribuição, homens, que já façam o agendamento para contagem do tempo, e se for o caso, ingressem com o pedido de aposentadoria.
A agenda da Previdência do Sinpro Campinas e Região está livre e manterá atendimento até o final da primeira quinzena de dezembro. O telefone para agendar a contagem é (19) 3256-5022, ou pelo e-mail: sinprocampinas@gmail.com, onde deve ser informado o nome completo e o telefone de contato.
Fonte: Sinpro Campinas e Região
Artigos relacionados
ATO UNIFICADO | Manifesto pela Educação e em Defesa da Vida
A Frente de Mobilização da Educação convida para o Ato Unificado online em defesa da Educação e da Vida. Será nesta quarta-feira (10), às 17h, pelas redes do Sinpro Campinas
Promotoras e procuradoras rejeitam ‘Escola sem Partido’
O Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público se manifestou contra a Escola sem Partido. A proposta avança em diversos municípios e também na esfera federal, onde o Projeto de Lei (PL)
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!